segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Diferenças, 2

Recordo perfeitamente a minha preocupação num dia do ano passado quando a luz do candeeiro público que se encontra junto à minha casa decidiu tirar umas férias. Era Inverno e às 5 horas da tarde já estava escuro como bréu. Quando chegava a casa, do trabalho, a minha casa estava ali esquecida na escuridão e a insegurança inquietava-me. Bastou um telefonema para a Câmara, para tudo se resolver e a minha casa voltar a estar segura.

Por cá, a partir das 5 a escuridão é permanente...não há nenhuma iluminação. Caminhar à noite é simplesmente uma missão arriscada, e se for mesmo necessário então a lanterna é imprescindível. Conduzir é outro risco ... não havendo iluminação, a concentração tem de ser redobrada, o cansaço aperta e os olhos tendem a fechar-se. Desisti de fazer grandes viagens durante a noite.

Em conversas com alguns amigos, comento que em Portugal qualquer via de uma aldeia no interior de Portugal tem iluminação pública. A resposta não se faz esperar. "Já viste o tamanho dos EUA...se tivéssemos de iluminar todas as estradas, quanto é que pagaríamos de impostos?".

3 comentários:

Lucia disse...

Ola, notei isso qdo nos mudamos pra ca tb. As pessoas sao quem iluminam suas casas e quintais por aqui e vc quase nao ve iluminacao publica.

Hoje em dia estou acostumada, porem nao me sinto insegura com isso. Eu e Al sempre damos nossas caminhadas pela vizinhanca sem medo nenhum, mesmo as ruas nao sendo iluminadas.

Bjos

esse disse...

Pois, o estranho é que eu também não me sinto insegura por cá ...
apesar de achar que é muito fácil assaltar uma casa aqui, não tenho notícias de assaltos nesta zona... porque será?

Lucia disse...

Oi Sandra, e' porque onde moramos e' uma area segura. Eu nao estaria andando por ai no escuro em bairros tipo do North Side ou lugar parecido. Murrysville e North Hills (nao confundir com North Side), sao lugares bons e voce nao ve muito disso de assalto ou coisa parecida.

Obrigado pela mensagem no meu blog. Ate pensei em usar o vestido mesmo assim, mas estou me sentindo meio mal e so quero ficar enroladinha num cobertor - rsrs.

bjos e um maravilhoso 2009 pra voce! Que ele venha cheio de saude, sucesso e realizacoes. Lu