quinta-feira, 26 de março de 2009

A dualidade instala-se ... afinal aonde pertencemos? Visualizo, mentalmente, várias vezes por dia o mapa mundi ... vejo-me aqui , mas é naquele país minúsculo (ganhei essa consciência este ano) que está tudo o que sou: família, amigos, serras, mar, sol, planícies, rios, literatura, teatro, música, poesia ... Só não digo que a distância aumentou o meu amor pelo meu país porque já o amava antes de vir para cá, mas realmente a distância permitiu que apreciasse aqueles pequenos pormenores ... E agora sei que coisas minúsculas lá, são acontecimentos gigantescos cá: ouvir Maria João Pires, na rádio, enquanto conduzo numa qualquer auto-estrada dos Estados Unidos, comprar um bilhete para o concerto de Mariza, ver Fernando Pessoa à venda numa livraria, oferecer vinho do Porto, ...

5 comentários:

Alberto Oliveira disse...

... tenho de admitir (pela falta da tal experiência temporal) que pertenço mais aqui que a outro lado qualquer mas... com algumas reservas que seriam fastidiosas de aqui enumerar (e por serem mais que muitas) mas não pelos pequenos pormenores: pelos maiores. Que são a família e os amigos.
Depois de uns dias fora numa cidadezinha mais ou menos organizada e até de clima menos ameno, chego aqui a ando uns dias mal-disposto, depois passa-me mas demora.
Costumo dizer que não fui grandemente bafejado pela sorte ao ter nascido português: são muitos anos de cidadania plena adiada. E continua...

Alberto Oliveira disse...

... vá lá (para não me imaginares sovina) partilho alguns dos tais pequenos pormenores mais agradáveis que me fazem sempre voltar onde já estou: o cozido à portuguesa, o José e a Ana Malhoa, o Almanaque Borda d´Água, o tinto de Bucelas, o Futebol Clube Os Belenenses e o sempre imperdível filme O Costa do Castelo.

Hoje acordei virado para as confidências...

Sorrisos por aí.´

Alberto Oliveira disse...

... tudo bem contigo? o pessoal por aí porta-se bem? ou de vez em quando tens de apontar para o mapa e indicar-lhes onde fica um país chamado Portugal?

esse disse...

eheheh ... as ideias que fazemos dos americanos! Como deves calcular, num país com quase trezentos milhões de habitantes há de tudo. A maioria conhece ...afinal é o primeiro país da Europa! E depois de apontarem a pequenez (do país, claro), encantam-se com a História de mais de 800 anos que lhes conto ...

Unknown disse...

Acho que sou tão presa e dependente do meu canto e dos meus que prefiro não ter que sentir a falta desses "pormenores"... eheh (é um exagero, eu sei... mas é a minha verdade!)

Sinto a vossa falta...