domingo, 19 de abril de 2009

Eu até me habituei a conduzir devagar, a parar em todos os STOPs, não meter mudanças; com alguma dificuldade, vou-me habituando à comida, tiro os sapatos antes de entrar em casa de alguém, mas o que sinto mais dificuldade é mesmo não cumprimentar as pessoas, isto é, não cumprimentar como se cumprimenta em Portugal. Quem é que em Portugal vê os seus amigos e não lhes dá dois beijinhos? Pois é, isso por cá é impensável. No outro dia, num acto irreflectido, claro, cumprimentei a minha amiga Karin com dois beijos ... quase entrou em pânico ... lá tive de me desculpar com o costume portugûes ... no dia seguinte, quando me viu, acenou-me de longe, não fosse eu ter outro acto irreflectido ...

1 comentário:

Alberto Oliveira disse...

... há sempre um costume ou outro que já está de tal modo entranhado em nós que dificilmente nos esquecemos de "pôr de lado" momentaneamente.

A Karin passados dois dias de estar em Portugal não quereria outra coisa: pastéis de nata e beijos amigáveis.

sorrisos... à distância.